Vargas
POLÍTICA DA BOA VIZINHANÇA
Walt Disney pesquisou no Brasil, qual o animal que poderia ser o símbolo desse país. Nas ruas descobriu que muitos brasileiros contavam piadas de papagaio, logo, concluiu que esse bichinho era o mais querido. Dessa ideia, surgiu o Zé. Carioca.
PERSONIFICAÇÃO DO PODER
Principalmente no Estado Novo, Getúlio Vargas implementou uma política de nacionalismo, correlacionando seu nome ao Brasil. Um grande exemplo foi a realização da "queima" das bandeiras estaduais. A partir de então não existiria mais capixabas, cariocas, gaúchos, potiguares, paulistas, ..... SÓ BRASILEIROS.
CULTURA
CINEMA - AS CHANCHADAS
para conhecer um pouco da história das chanchadas, um vídeo dos alunos da Estácio de Sá.
O DIP
O DIP, Departamento de Imprensa e Propaganda foi o responsável pela divulgação da imagem do presidente, como também atuou na censura aos meios de comunicação e atividades culturais.
O RADIO
O rádio se popularizou a partir da era Vargas e foi um grande instrumento do DIP. Vamos conhecer um pouco mais da Era do Rádio:
O BRASIL NA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
Além do DIP, que fazia vídeos de enaltecimento do Brasil e de sua participação na 2a.Guerra Mundial, também foram exibidos filmes produzidos pelos Estados Unidos, parceiro do Brasil no bloco dos aliados.